Plano de aula


Componente curricular: História


Turma: 5° ano


Duração: 2 dias - 8 horas aulas


Tema: Povos e Culturas: cidadania, diversidade cultural e respeito ás diferenças sociais, culturais e históricas. (BNCC)


Conteúdo: Uso do celular, pesquisa, roda de conversa, fotografia dos diferentes povos e Culturas e postagem no blog da turma.


Justificativa:

Considerando a diversidade existente e a sua estreita relação com todos os indivíduos, é imprescindível trabalhar os diferentes povos e culturas que existem. Viabilizando desta forma, a igualdade e o respeito ao próximo, a fim de que, é preciso conhecer para compreender e respeitar a diversidade. Além do mais em mundo digital a qual vivenciamos, onde a tecnologia vem disseminando práticas banais de racismo, discriminação por usuários, nada melhor do que o uso desta ferramenta tecnológica para conhecer e expandir o conhecimento dos diferentes povos e culturas, e erradicar o preconceito social, cultural e histórico, respeitando o exercício da cidadania.


Habilidades:


(EF05HI04)- Associar a noção de cidadania, com os princípios de respeito à diversidade, a pluralidade e aos direitos humanos.


(EF05HI05)- Associar o conceito de cidadania à questão de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo- o como conquista histórica.


Objetivo geral:


Estimular o respeito aos diferentes povos e Culturas, conhecendo e compreendendo essa diversidade, o seu processo histórico, social e cultural, assim como as suas conquistas.


Objetivos específicos:


Estimular o convívio coletivo e o respeito ao outro;


Explorar o termo e o histórico da cidadania, identificando os direitos e deveres dos povos;


Compreender as diferenças sociais, culturais e históricas da sociedade.


Procedimentos Metodológicos:


1° momento: Receber os educandos com boas vindas. Para o desenvolvimento da aula é necessário que a professora comunique aos pais sobre o uso do celular e da internet na sala de aula. A professora combinará com os educandos os limites do uso do celular e da internet na sala de aula. Posteriormente a educadora irá apresentar á temática “Povos e Culturas: cidadania, diversidade cultural e respeito ás diferenças sociais, culturais e históricas" e a proposta a ser desenvolvida. Consequentemente perguntar aos educandos o que eles entendem por este tema e em sequência apresentar a plataforma, gratuita, do Google e solicitar aos alunos que pesquisem sobre a temática proposta. Sobre os diferentes povos e Culturas existentes no Brasil, sobre o termo cidadania, os direitos e deveres de cada um. Devendo a professora monitorar o acesso, direcionando os estudantes.


2°momento- Após o final da pesquisa, realizará- se uma roda de conversa dos educandos que irão expor suas pesquisas. E após todos ser posicionarem a professora irá explicar à temática e os seus pontos na lousa.


3° momento- Será assistido os vídeos: Mundo Bita- todos os povos, disponível em:https://youtu.be/1TuiHeNltbo, e Quintal da cultura- A história do povo brasileiro,  disponível em: https://youtu.be/MjtgHek71io. E posteriormente a realização de questionamentos. Estando todos sabendo do assunto, a professora irá solicitar como atividade extraclasse que os educandos tirem fotografias com o uso do celular de diferentes pessoas, é claro com o consentimento das mesmas.


4° momento- Com o uso das fotografias, os alunos juntamente com a professora irão criar um painel fotográfico. Para o desenvolvimento da aula é preciso que a docente tenha criado um blog coletivo da turma. Será criado um pequeno texto realizado coletivamente com a turma sobre os diferentes povos e Culturas, a importância do respeito à diversidade, o exercício da cidadania, e os direitos e deveres de cada um. E em seguida deverá ser postado no blog, o painel juntamente com o texto. Assim como a exposição do painel construído, na sala de aula.


Recursos materiais:


Celular, lousa, pincel, notebook, Data show, folha A4, papel madeira branco.


Avaliação:


Será continuada, observando de que forma a ferramenta do celular estar facilitando o ensino aprendizagem. Assim como a capacidade de cada um compreender e ser capaz de respeitar os diferentes povos e Culturas, entendendo a conquista da cidadania, e os direitos e deveres de cada um.


Referência:


BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário