sexta-feira, 5 de abril de 2019

A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafio

O artigo abaixo aborda o desafio do coordenador pedagógico frente a formação continuada de professores para Educação para as Relações Étnico-raciais (ERER).

RESUMO
Este artigo almeja discutir os desafios colocados ao trabalho do(a) coordenador(a) pedagógico(a) como responsável pela formação continuada nas instituições escolares e a necessária inclusão nessas atividades da educação para as relações étnico-raciais, conforme determina as Diretrizes Curriculares para a Formação Inicial e Continuada de Professores. A nós nos interessa compreender o que se espera desse(a) profissional na articulação do papel formador com as normativas que assegurem o direito a todos (as) de acessarem uma educação que contemple a diversidade étnico-racial. Nossa conclusão é que, se não for acompanhada de apoio institucional, a carga de responsabilidade atribuída à formação realizada no lócus da escola pelo(a) coordenador(a) dificilmente levará a uma educação que promova a igualdade racial tal qual prevista nas normativas.

Palavras-chave: Formação de professores; Coordenação pedagógica; Diversidade étnico-racial.

 Acesse o artigo completo clicando aqui .




Nenhum comentário:

Postar um comentário